CONREP

home » CONREP
26 de Julho de 2010 às 17:34

29º CONREP foi realizado com aqueles que respeitam o Estatuto da FENTECT

None

Maioria das entidades participaram do Conselho de Representantes e só aqueles que queriam tumultuar para impedir a elaboração de uma Jornada de Luta é que ficaram de fora, por conta própria ou por estarem em situação irregular

A diretoria colegiada da FENTECT, cumprindo o Estatuto da entidade, recusou o credenciamento dos delegados ao Conselho Nacional de Representantes (CONREP) dos sindicatos inadimplentes e seus integrantes tentaramm impedir a realização do mesmo.
Para que as entidades sindicais participem dos fóruns da Federação precisam estar com todos os pagamentos em dia. A contribuição das entidades à FENTECT vai além do pagamento da mensalidade, é preciso contribuir com os membros da Comissão de Anistia, composta por lutadores que foram demitidos em defesa dos trabalhadores e precisam dessa pequena contribuição dos sindicatos para sobreviverem e manterem suas famílias. Alguns sindicatos não realizam esse pagamento por uma simples questão política, inviabilizando o trabalho da Comissão.
Apesar de ser apenas alguns poucos sindicatos que estão inadimplentes com a FENTECT (Belo Horizonte e Uberaba/MG e Espírito Santo) os demais sindicatos do bloco de oposição a Federação estão tentando impedir a realização do CONREP, inclusive utilizando de violência e tentativas de intimidação.
Esses sindicatos foram comunicados com antecedência sobre a situação financeira e precisavam regularizar a situação para estarem aptos a participação. Não realizaram o pagamento somente para causar confusão no CONREP.
O credenciamento das delegações das entidades devedoras a Federação foi proibido até o pagamento, não cabendo recurso.
A FENTECT e os delegados das entidades que pagaram em dia realizaram um grande CONREP com propostas de campanhas para que a categoria possa ser beneficiada.
As entidades que tentaram impedir a realização do Conselho de Representantes estão fazendo o jogo que a diretoria da empresa quer. Tudo isso para impedir que a categoria organize uma grande campanha. Os trabalhadores precisam saber diferenciar seus verdadeiros defensores.

Recursos

Quando existe suspeita de irregularidades nas assembléias para a eleição de delagados ao CONREP, existe a possibilidade de recurso.
Para que as deliberações sejam justas, é preciso que os delegados que estão sob suspeita de irregularidades sejam impedidos de votarem nas decisões em que eles mesmos estarão envolvidos. Não dá para votar em causa própria.
Com essa decisão a diretoria colegiada da FENTECT espera estar realizando um julgamento com maior isenção e por aqueles que não estão envolvidos. As entidades que estavam com delegados impedidos de credenciamento até a votação dos recursos eram: Belo Horizonte /Minas Gerais, Espírito Santo, Uberaba/MG e São José do Rio Preto/SP.
Com a atitude de impedir as entidades inadimplentes e os delegados que estavam aguardando recurso, outras delegações resolveram não participar do CONREP e ainda tentaram impedir que o mesmo fosse realizado. Alguns mais exaltados resolveram agredir parte da diretoria da Federação e funcionários do local onde foi realizado o evento.

Delegacia
Após a recepcionista ter sido agredida e ter uma porta quebrada, a polícia foi chamada pela CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura - local onde estava sendo realizado o CONREP), para garantir a segurança daqueles que estavam organizando o evento e dos delegados credenciados. As partes foram até a delegacia onde o Secretário Geral da Federação, José Rivaldo, explicou que somente aqueles que estavam irregulares é que estavam impedidos de realizar o credenciamento, e que as demais delegações poderiam credeciar, e solicitou da polícia a garantia da integridade física daqueles que estavam querendo realizar o CONREP.

Credenciamento

Com a garantia da integridade física de todos delegados vários sindicatos realizaram o credenciamento.
Os sindicatos que fizeram a inscrição foram: Acre (01 delegado); Alagoas (02); Bahia (08); Bauru/SP (06); Brasília (07); Campinas/SP (04); Ceará (04); Juíz de Fora/MG (02); Maranhão (03); Mato Grosso (02); Mato Grosso do Sul (02); Pará (03); Paraíba (01); Pernambuco (01); Ribeirão Preto/SP (03); Rio de Janeiro (19); Rio Grande do Norte (02); Rio Grande do Sul (02); Rondônia (02); Santa Catarina (03); Santa Maria/RS (01); Santos/SP (02) e São Paulo/SP (27). A delegação de Tocantins não participaram por problemas na viagem. O CONREP totalizou a participação de 23 sindicatos e 107 delegados.


Outras Notícias

Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares - FENTECT

SDS, Ed. Venâncio V, Bloco R, loja 60 - Brasília/DF - CEP:70393-900 - Fone/Fax:(61) 3323-8810 - fentect@fentect.org.br