Notícias FENTECT

home » Notícias FENTECT
3 de Outubro de 2017 às 19:14

Ato Nacional em Brasília demonstra a coragem dos trabalhadores dos Correios para a luta

Cerca de 800 trabalhadores dos Correios de todo o Brasil participaram do Ato Nacional em Defesa das Empresas Públicas, histórico, nesta terça-feira (3), em Brasília. Caravanas dos sindicatos filiados à FENTECT levaram os ecetistas à capital federal para protestar contra a privatização dos Correios e contra as retiradas de direitos que a ECT tem promovido desde o início das negociações da Campanha Salarial 2017-2018.

“Hoje é um dia significativo para nós mostrarmos nossos rostos e dizer que aqui há homens e mulheres com coragem para o enfrentamento. Mesmo com todos os ataques, temos dito não à retirada de direitos da direção dos Correios”, ressaltou o secretário geral da FENTECT, José Rivaldo da Silva, ao declarar aberto o ato.

A concentração foi às 7 horas, em frente ao edifício sede dos Correios, com a abertura junto à assembleia do SINTECT-DF, sindicato anfitrião, que, na ocasião, também votou pela continuidade da greve no Distrito Federal. Em seguida, após intensas falas de representantes de todos os estados e com a apresentação de uma grande camisa da empresa, aberta, sugerindo a vestimenta daqueles que realmente prezam pela estatal, a movimentação foi rumo à Esplanada, seguindo até o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Solidariedade à luta

O ato desta terça-feira também recebeu alguns representantes, como o presidente do Sindicato dos Servidores da Assistência Social e Cultural do Governo do Distrito Federal (Sindsasc), Cleiton Avelar. “Nosso total apoio à categoria contra esse tipo de gente que administra os Correios. Nossa arma é a luta e a grande mobilização”, afirmou.

Ademar Lourenço, da Corrente Mais, classificou a categoria ecetista como a vanguarda da classe trabalhadora do país e reafirmou que somente a grande mobilização garante greves vitoriosas. Ainda entre os apoios ao movimento, a deputada federal Érika Kokay (PT-DF) e o deputado federal Vicentinho (PT-SP) falaram sobre a defesa dos Correios como empresa do Brasil e criticaram os conchavos que destroem a imagem da estatal. “Essa empresa não é de Michel Temer e nem de Guilherme Campos, mas do povo brasileiro, que precisa de comunicação pública, com excelência e qualidade”, disse a deputada Kokay. “Se estiverem unidos e preparados (os trabalhadores), a vitória vai acontecer. Essa luta não é apenas dos Correios, é de todos nós”, salientou o parlamentar Vicentinho, que ainda colocou a Frente Parlamentar em Defesa dos Correios à disposição da categoria.

O Ato Nacional em Defesa das Empresas Públicas foi encerrado em frente ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, onde houve o enterro simbólico dos gestores dos Correios, o presidente Guilherme Campos, o vice-presidente de Gestão de Pessoas, Heli Siqueira, e do ministro das Comunicações, Gilberto Kassab. Os ecetistas, em protesto, disseram não à politicagem interna dos Correios e todos os interesses em entregar o patrimônio dos brasileiros à iniciativa privada.

Mediação TST

Amanhã, dia 4 de outubro, a expectativa é grande para a mediação no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Após a assessoria jurídica da FENTECT enviar um pedido formal ao tribunal para uma audiência, o órgão confirmou o encontro entre as partes para esta quarta-feira, para tentar uma nova proposta para esta campanha salarial.

A FENTECT parabeniza todos os trabalhadores que participaram do ato e a proatividade dos sindicatos que enviaram seus representantes. A luta é difícil, porém, não é impossível. O Comando Nacional de Mobilização e Negociação permanece em Brasília na busca por soluções para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da categoria. É preciso que os ecetistas das bases permaneçam na greve, enquanto houver essa orientação, e aguardem as informações das entidades, participando ativamente das ações em cada estado.


Outras Notícias

Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares - FENTECT

SDS, Ed. Venâncio V, Bloco R, loja 60 - Brasília/DF - CEP:70393-900 - Fone/Fax:(61) 3323-8810 - fentect@fentect.org.br