Notícias FENTECT

home » Notícias FENTECT
25 de Junho de 2018 às 21:30

Categoria esta semana tem audiência pública, seminário e negociações

Esta semana, a FENTECT está com a agenda cheia. Além das reuniões de negociações da Campanha Salarial 2018/19, os representantes da categoria têm outras missões, como a audiência pública na Câmara dos Deputados, que será realizada amanhã, terça-feira (26), e o Seminário Nacional em Defesa dos Planos de Saúde de Autogestão das Estatais Federais, na próxima quinta-feira (28).

Audiência Pública

A convite dos deputados Ronaldo Nogueira (PTB-RS), Leonardo Monteiro (PT-MG) e Glauber Braga (PSOL-RJ), a FENTECT vai participar nesta terça-feira, dia 26, às 9h30, da audiência pública das Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público e de Legislação Participativa, que vai tratar sobre as “Demissões de funcionários e o fechamento de agências da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos”, no Plenário 12 da Câmara dos Deputados.

O tema reflete a preocupação de todos os trabalhadores e da sociedade. O fechamento de agências implica na limitação do acesso aos serviços imprescindíveis dos Correios no Brasil. O direito constitucional do cidadão será ferido, caso essa intransigência da ECT seja colocada em prática. Além do mais, significa desemprego e mais sucateamento da estatal que é de todo brasileiro.

Perguntas e interações já podem ser feitas nesta segunda-feira, pelo link https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/750, onde também será possível assistir ao vivo a audiência.

Portanto, a participação dos trabalhadores é fundamental. É preciso mostrar a força e a união da categoria dos Correios. Os representantes da federação pedem a todos os representantes sindicais que estão em Brasília que compareçam a essa audiência pública, para fortalecer a mobilização e a luta dos ecetistas.

Seminário Nacional em Defesa dos Planos de Saúde de Autogestão das Estatais Federais

O seminário será realizado em Brasília, no Hotel San Marco, dia 28 de junho, das 9 horas às 17h30. As inscrições podem ser feitas no site www.fenae.org.br, até o dia 26 de junho, amanhã, às 12 horas. Organizado pela FENTECT e demais parceiros de empresas públicas e estatais e tem como objetivo agregar apoio à defesa dos direitos dos trabalhadores atendentes por planos de saúde ameaçados pelas resoluções do governo federal.

Recentemente, o plano de saúde dos trabalhadores dos Correios sofreu um grave golpe. A empresa que, antes, era responsável pela saúde dos empregados, em troca de reajustes salariais sonhados por toda a categoria, resolveu culpar o benefício dos trabalhadores pela crise ocasionada pela má gestão. Todo impasse culminou na decisão do TST que determina pagamento de mensalidade. Porém, a federação e a assessoria jurídica entrarão com os recursos ainda cabíveis para reverter a situação.

Enquanto isso, trabalhadores dos Correios e outras estatais também atacadas devem se unir para que a decisão não abra precedentes para os próximos processos. O plano de saúde não pode estar em jogo quando o que realmente vale é a saúde do trabalhador que mantém a empresa em pleno desenvolvimento.

Comando Nacional e as negociações coletivas

Também a partir desta terça-feira, o Comando dará continuidade às reuniões de negociação da Campanha Salarial 2018/19, a partir das 14 horas, na UNICO, em Brasília. O tema a ser debatido amanhã será “Saúde do trabalhador, condições de trabalho, questões da mulher”. Ainda haverá reunião na quarta-feira (27) e sexta-feira (29).

Os trabalhadores podem continuar acessando as redes sociais e o site da FENTECT para acompanhar os desfechos do Acordo Coletivo de Trabalho 2018/19 da categoria ecetista.


Outras Notícias

Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares - FENTECT

SDS, Ed. Venâncio V, Bloco R, loja 60 - Brasília/DF - CEP:70393-900 - Fone/Fax:(61) 3323-8810 - fentect@fentect.org.br