Clipping

home » Clipping
5 de Fevereiro de 2018 às 12:12

Correios reduz indenização para encomendas extraviadas ou atrasadas

Fonte: Tudo Celular.com

Não é nenhuma surpresa que muitos critiquem a qualidade do serviço prestado pelos Correios aqui no Brasil.

A empresa, que estreou há pouco uma modalidade de rastreio via CPF/CNPJ, costuma atrasar a entrega de encomendas (especialmente as internacionais), ou pedir prazos absurdos quando os itens que chegam ao brasil são liberados (algo que, às vezes, pode chegar ultrapassar 40 dias úteis).

Mas o que para muitos já era ruim, pode ficar ainda pior. Isso porque a estatal anunciou mudanças em suas políticas de indenização por perda, roubo ou extravio de mercadorias.

Atualmente, quando pacotes enviados pelo Sedex Hoje, Sedex 10 ou Sedex 12 são perdidos/roubados ou chegam com atraso, a empresa ressarce integralmente o valor postal; para encomendas via Sedex Simples ou PAC, a restituição varia de acordo com o tempo do atraso.

Mas de acordo com as novas regras, que entram em vigor a partir do dia 28 de fevereiro, os prazos para entrega ficarão ainda maiores e o percentual reembolsável será reduzido.

O cliente que tiver um PAC atrasado, por exemplo, será reembolsado entre 5 e 15% do valor (atualmente o ressarcimento contempla até 30%).

Confira a nova tabela de ressarcimento por atrasos:

Em seguida temos a tabela por extravio por perda ou roubo:

De acordo com os Correios, as novas regras tem o intuito de garantir a sustentabilidade da empresa na prestação dos serviços e fazem parte de um conjunto de ações que a empresa vem tomando para otimizar seus custos e processos.

Em relação às mudanças nos valores, a empresa alegou que vêm trabalhando para aumentar a qualidade operacional, por meio de incremento tecnológico nas unidades operacionais, realocação da mão de obra e desenvolvimento de novas ferramentas.

No comunicado oficial da estatal ela ressalta que não houve alterações nos prazos nem nas regras do serviço adicional Valor Declarado (que em caso de extravio garante o ressarcimento do valor integral da mercadoria postada.


Outras Notícias

Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares - FENTECT

SDS, Ed. Venâncio V, Bloco R, loja 60 - Brasília/DF - CEP:70393-900 - Fone/Fax:(61) 3323-8810 - fentect@fentect.org.br