Notícias dos Sindicatos

home » Notícias dos Sindicatos
2 de Março de 2017 às 16:06

Custeio do Plano de Saúde: trabalhadores rejeitam mudanças impostas de forma unilateral pela ECT

A assembleia geral realizada no dia 17/02/2017 rejeitou qualquer alteração no custeio alteração no custeio do plano de saúde diferente do que está no Acordo Coletivo de Trabalho 2016/2017.

O Plano de Saúde não é o responsável pelos prejuízos que a empresa apresentou no último período. Estas foram provocadas por decisões tomadas pela própria direção da ECT. Agora a empresa quer jogar nas costas dos trabalhadores a responsabilidade pelos seus equívocos na condução administrativa dos Correios.

Enquanto alega prejuízo, centenas de milhões de reais são gastos em patrocínios (Olimpíadas, futsal, natação, tênis, handebol, etc.), a empresa fecha agências próprias e abre espaço para as franqueadas (tirando arrecadação da ECT e transferindo para as franquias), entre outras ações que mostram onde está o problema.

Agora nós trabalhadores, nossos salários e nosso plano de saúde, são escolhidos como bodes expiatórios, como os culpados pela má gestão dos Correios. Não podemos aceitar essa fatura que não é nossa. A direção da empresa, nomeada pelo governo, criou o problema, que o governo arque com eles. Quanto de recurso já saíram dos Correios para os cofres públicos? Não esqueçamos que a ECT repassa para a União, anualmente, parte do lucro obtido. E na maior parte do tempo a empresa tem dado lucro. Agora que tem déficit por conta da sua própria (má) gestão somos nos que temos que “pagar o pato”.

“Deixamos claro, e as assembleias foram unânimes nisso, que não aceitaremos passivamente que a ECT descarregue sobre nossas costas essa crise gerada por ela mesma. Estamos mobilizados, aprovamos o estado de greve e vamos resistir. O Acordo Coletivo é claro: mudanças no Plano de Saúde só com anuência dos trabalhadores. Que se cumpra o acordo”, afirma a presidente do Sintect-MS, Elaine Regina Oliveira.


Outras Notícias

Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares - FENTECT

SDS, Ed. Venâncio V, Bloco R, loja 60 - Brasília/DF - CEP:70393-900 - Fone/Fax:(61) 3323-8810 - fentect@fentect.org.br