Notícias FENTECT

home » Notícias FENTECT
20 de Julho de 2018 às 15:05

Dezesseis sindicatos dizem NÃO às propostas da empresa para o ACT

Até esta sexta-feira (20), Acre, Amazonas, Bahia, Campinas, Minas Gerais, Santa Maria, Santa Catarina, Piauí, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Vale do Paraíba, Uberaba, Santos, Espírito Santo e Rondônia rejeitaram, em assembleias realizadas nos dias 18 e 19 de julho, as propostas da direção dos Correios para o Acordo Coletivo de Trabalho 2018/19.  Em avaliação, para os trabalhadores, a empresa lançou apenas ataques e a resposta da categoria foi não ao sucateamento dos Correios. Fica mantido o estado de greve nessas regiões também.

No último encontro com o Comando de Negociações, realizado na terça-feira (17), o presidente da empresa, Carlos Fortner, finalmente compareceu e anunciou o índice absurdo de 1,58% como aumento salarial. A justificativa para esse total seriam as dificuldades financeiras.

Além disso, quanto aos demais benefícios, nenhum consenso de melhorias. A empresa não deu ouvidos às demandas da representação dos trabalhadores. As propostas foram apenas de exclusão ou mudanças, para pior, nos direitos. O entendimento geral é que a direção desrespeita os servidores ao propor um reajuste que não cobre sequer a inflação, junto à retirada de direitos fundamentais.

Incoerência

Embora a ECT tenha apresentado para a mídia o lucro de mais de R$ 600 milhões no primeiro semestre deste ano, na mesa com o Comando, apresentou apenas dificuldades financeiras. Os representantes dos ecetistas aproveitaram a presença do presidente Fortner para apontar as disparidades entre os resultados ao mesmo tempo que gasta em patrocínios, supersalários para o alto escalão e investe em parcerias com vistas à privatização, conforme a FENTECT tem denunciado constantemente.

Até o fim de julho, outras assembleias deverão ser realizadas em alguns sindicatos para uma nova análise da campanha e novos desdobramentos do processo de construção do ACT da categoria.

 


Outras Notícias

Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares - FENTECT

SDS, Ed. Venâncio V, Bloco R, loja 60 - Brasília/DF - CEP:70393-900 - Fone/Fax:(61) 3323-8810 - fentect@fentect.org.br