Notícias FENTECT

home » Notícias FENTECT
10 de Julho de 2012 às 21:00

Diretoria da Fentect marca início das negociações da campanha salarial para dia 26

None

Diretoria da Fentect marca início das negociações da campanha salarial para dia 26

Brasília-DF, 10 de julho de 2012.

 

 

À Gerência Corporativa de Negociações Trabalhistas – GNEG/DERET

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS

 

 

ASSUNTO: CT/GNEG/DERET – 0734/2012

 

 

Com muita surpresa recebemos o comunicado da ECT - CT/GNEG/DERET – 0734/2012, assinado novamente pelo ex - sindicalista do Ceará Luiz Eduardo Rodrigues da Silva, que se intitula Gerente de Negociações da Empresa e de forma leviana insiste em provocar os trabalhadores dos Correios, marcando de forma unilateral nova data para o início das negociações coletivas para o dia 10 de julho, ignorando nosso comunicado e as necessidades dos trabalhadores, sem ao menos consultar a Federação.

Muito nos surpreende conduta tão infantil de um representante autorizado desta que é maior empregadora do país. Acreditamos que os negociadores devem estar capacitados para uma negociação de tal envergadura o que não é o caso deste senhor, que está brincando com uma questão séria.

Ignorou completamente nossa carta CT/FEN – 147/2012, que esclarece à direção da ECT que vamos comunicar a disponibilidade da nossa federação para iniciar as negociações do ACT 2012/2013, PROTOCOLADA NO DIA DA REUNIÃO, ALÉM DE CONTATO PESSOAL DE REPRESENTANTES DA FENTECT COM O SR. LUIZ EDUARDO E JANETE RIBAS AGUIAR, os quais sequer estavam no local de reunião no horário marcado, obrigando os representantes dos trabalhadores a localizá-los em uma outra reunião para entregar o comunicado.

Ocultaram todos estes fatos dos funcionários dos Correios.

Chegaram ao extremo de forjar uma ata dizendo que esperaram duas horas, quando sabem que entramos em contato avisando da situação real. Estão transformando a negociação em uma farsa e indicando, ou a má vontade dos negociadores indicados ou de toda a direção da ECT.

Indo ao extremo, somos informados posteriormente, que anunciam que marcaram nova reunião para o dia 5 de julho, coisa que simplesmente não aconteceu e que constitui uma uma conduta completamente inadequada de um funcionário público que ameaça até mesmo a comprometer as negociações.

Advertimos que tal conduta será denunciada diante dos trabalhadores de todo o país.

A conduta deste representante da ECT mostra que começaram mal a relação da ECT com a nova direção da Fentect e que, de fato não se dispõem a negociar.

Não somos crianças e rejeitamos tais infantilidades, insistindo em que a direção da ECT deveria colocar pessoas sérias para tratar com uma Federação que representa 118 mil trabalhadores em todo país.

Não vamos aceitar nem jogos nem truculência dos representantes patronais.

Somos trabalhadores dos correios, representantes desta categoria e de seus interesses e reivindicações, não somos serviçais dos interesses da direção da ECT.

Alertaremos a categoria de que todas estas invenções podem se constituir na preparação de um processo sem qualquer base para impedir a negociação da campanha salarial.

Vamos negociar de acordo com o cronograma aprovado por nossa categoria e de acordo com as nossas formas de organização, não de acordo com as imposições destes senhores.

Se a ECT está com pressa de encerrar as negociações deste ano, basta aceitar a reivindicação de 43,7% de reajuste salarial da nossa categoria que encerramos as negociações já no mês de julho deste ano.

Por isso já estamos exigindo que a direção da ECT indique negociadores sérios para representar uma empresa do seu porte, que é reconhecida internacionalmente, e diante disso, deixamos nossa posição de não negociar com ex-sindicalistas que abandonaram a reivindicação da categoria para se transformar em inimigos dos interesses dos trabalhadores.

Devido ao processo, que a direção da empresa muito bem conhece, de formação do comando e eleição de negociadores, bem como da necessidade de realizar assembleias de trabalhadores propomos que a primeira reunião de negociação seja realizada no dia 26 de julho e que será precedida da entrega da pauta de reivindicações da categoria ecetista.

Qualquer pessoa sabe – e certamente a direção desta empresa sabe – que, em uma negociação séria, as datas devem ser acertadas entre as partes. Propomos que a direção da ECT se comporte como convém a pessoas sérias.

 

Aguardando uma resposta

 

 

 

Édson Dorta

Secretário-Geral da Fentect

 

Joel Arcanjo Pinto

Diretor da Fentect

 

Edmar dos Santos Leite

Diretor da Fentect

 

Henrique Áreas de Araujo

Diretor da Fentect

 

Maria de Lourdes Paz Félix

Diretora da Fentect


Outras Notícias

Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares - FENTECT

SDS, Ed. Venâncio V, Bloco R, loja 60 - Brasília/DF - CEP:70393-900 - Fone/Fax:(61) 3323-8810 - fentect@fentect.org.br