Notícias FENTECT

home » Notícias FENTECT
24 de Novembro de 2017 às 14:59

FENTECT cobra que a ECT resolva os descontos indevidos no contracheque dos trabalhadores

A FENTECT recebeu informações de alguns sindicatos a respeito de descontos dos dias de greve. Muitos alegam que a empresa não está cumprindo o que ficou acordado no Tribunal Superior do Trabalho (TST), na ocasião da assinatura do ACT 2017-18 e, este mês, o contracheque de alguns empregados apresentaram descontos de 8 dias, mesmo com a compensação.

Diante dessas dúvidas, a federação entrou em contato com a direção da ECT, que afirmou ter tido ciência apenas de casos pontuais. A FENTECT, entretanto, solicitou uma solução urgente e a devida apuração dos demais casos que têm sido denunciados.

Há um erro por parte da empresa ao lançar esses descontos no contracheque dos trabalhadores. A federação já está tomando as providências cabíveis, mesmo que seja necessária uma nova mediação e a atuação do TST no caso.

Já no mês de novembro, o secretário-geral e representantes da FENTECT se reuniram com o presidente dos Correios, Guilherme Campos, para cobrar assuntos referentes aos cálculos dos dias de greve, a fim de impedir o que seria uma retaliação pós-greve da ECT, na visão da federação.

Em breve, a entidade lançará mais informações sobre o caso. Enquanto isso, os trabalhadores que se sentirem lesados pela empresa precisam entrar em contato com os sindicatos e denunciar os descontos ou qualquer equívoco ao qual estejam sendo submetidos.

Veja como foi acordado entre as partes a compensação das horas da greve:

COMO SERÃO COMPENSADAS AS HORAS DA GREVE
✔ Os empregados podem compensar até 64 horas, o que equivale a 8 dias efetivamente não trabalhados, no limite de 6 horas por semana;
✔ Empregados com jornada de segunda-feira à sexta-feira compensarão 6 horas aos sábados. Empregados com jornada de segunda-feira a sábado compensarão 4 horas, entre segunda-feira e sexta-feira, e 2 horas aos sábados;
✔ A compensação deverá ocorrer na própria unidade de lotação do empregado;
✔ O período de compensação será de 13/10/2017 à 30/12/2017. A convocação deverá ser feita por meio de formulário específico, no qual será dada a opção do empregado:
( ) concordar com a compensação nos dias/horas descritos
( ) discordar da compensação nos dias/horas descritos
( ) optar por não compensar, preferindo o desconto
✔ Convocações para compensação aos sábados deverão ser feitas com 48 horas de antecedência;
✔ Ao término do período de compensação, os empregados que não atenderem às convocações terão as horas descontadas como Ausência Lei de Greve na folha de pagamento de janeiro/2018.
Atenção - A Empresa não poderá descontar o saldo restante das horas não convocadas.


Outras Notícias

Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares - FENTECT

SDS, Ed. Venâncio V, Bloco R, loja 60 - Brasília/DF - CEP:70393-900 - Fone/Fax:(61) 3323-8810 - fentect@fentect.org.br