Notícias FENTECT

home » Notícias FENTECT
28 de Setembro de 2017 às 12:20

FENTECT combate ataques da ECT e realiza grande ato em Brasília, com toda a categoria

O Comando Nacional de Mobilização e Negociação da FENTECT informa aos trabalhadores que a greve segue fortalecida com a participação de os estados da Federação e o Distrito Federal. Por isso, um grande ato dos trabalhadores de Correios será realizado em Brasília, no dia 3 de outubro, em adesão ao ato nacional em defesa das empresas públicas. Também no dia 29 de setembro, sexta-feira, trabalhadores dos Correios farão uma mobilização em Campinas (SP), cidade do presidente da empresa, Guilherme Campos, para levar esclarecimentos à sociedade e denunciar a má gestão que tem sucateado a estatal, com objetivo de entregá-la à iniciativa privada.

Inicialmente, uma proposta da ECT a outra federação havia circulado pelas redes sociais, não sendo apresentada à FENTECT. Com essa, a empresa alegava reedição do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), porém, pelo acompanhamento das cláusulas, havia, sim, alterações significativas, por exemplo, na cláusula do plano de saúde, uma das mais emblemáticas para o fechamento do acordo da categoria.

Sendo assim, o fortalecimento da greve é necessário para manter o plano de saúde. Essas alterações na questão do plano de saúde são perigosas, tendo em vista que, em caso de não consenso entre as partes, o presidente Guilherme Campos poderá instituir mensalidades ao plano em valores que achar conveniente.

Outro ponto ressaltado pelo comando é a luta contra a privatização e a defesa dos empregos. Não é de hoje que os Correios correm esse risco. No entanto, recentemente, esse golpe tem sido reforçado na mídia. Um golpe contra os trabalhadores da estatal e toda a população, que ficará sem o acesso garantido constitucionalmente à comunicação pública e de qualidade. Destaque para comunidades mais isoladas do Brasil, que contam apenas com os serviços dos Correios.

Por tudo isso, o Comando Nacional de Negociação orienta o fortalecimento do movimento paredista em todo o país, com a organização de caravanas para a capital federal, para o ato da próxima terça-feira.


Outras Notícias

Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares - FENTECT

SDS, Ed. Venâncio V, Bloco R, loja 60 - Brasília/DF - CEP:70393-900 - Fone/Fax:(61) 3323-8810 - fentect@fentect.org.br