Notícias FENTECT

home » Notícias FENTECT
28 de Agosto de 2019 às 17:01

FENTECT exige data limite para fechamento do Acordo Coletivo

Representantes dos trabalhadores se reuniram com a vice-presidência do TST nesta terça-feira (27)

Na reunião realizada ontem no TST, o vice-presidente do Tribunal, ministro Renato Paiva informou que todas as propostas apresentadas foram recusadas pela ECT que mantém a retirada de direitos sem aumento real sob a justificativa de que a situação financeira da empresa ainda é delicada.

Os representantes do Comando Nacional de Negociação da FENTECT apresentaram as resoluções do último Conselho de Sindicatos que determinou a realização de assembleias até o dia 29 de agosto para aprovação do indicativo de greve para o início de setembro (a partir de 22h do dia 03). Diante disso o ministro Renato Paiva propôs prorrogar o atual Acordo por mais 30 dias e convocar a próxima reunião com participação da empresa para o dia 10 de setembro.

A FENTECT, no entanto, entende que a intransigência da atual gestão corresponde a um projeto de desidratação dos Correios para facilitar a privatização, já fartamente anunciada pelo Governo Federal. Por isso exigiu que, caso a ECT aceite a proposta do Tribunal, seja definido um novo calendário de negociações e uma data limite para o fechamento do Acordo.

A data-base da categoria é agosto e a Federação se organizou com antecedência para discutir as cláusulas do Acordo Coletivo. Além das manobras recorrentes da empresa, houve nessa Campanha Salarial, falta de respeito e irresponsabilidade dos Correios com a vida de quase 100 mil famílias. Não é justo que milhares de trabalhadores continuem trabalhando vendo a deterioração dos seus salários e a ameaça aos seus empregos enquanto se mantém paralisados por causa de uma indecisão conivente da atual gestão da ECT.

Portanto a FENTECT orienta todos os sindicatos filiados a realizarem assembleias até o dia 29 de agosto para deliberar sobre as seguintes pautas:

-Prorrogação do atual Acordo Coletivo por mais 30 dias desde que estabelecido um calendário de negociação com data limite para fechamento do Acordo 2019/2020;

-Indicativo de greve por tempo indeterminado a partir de 22h do dia 03 de setembro caso a empresa rejeite a proposta do TST ou não se comprometa com a definição de um novo calendário de negociações.

O momento exige responsabilidade e coragem. A FENTECT e o Comando Nacional de Negociação avaliam, de forma estratégica, intensificar a mobilização, com a construção de um calendário de negociações em conjunto com a outra federação (Findect) para encaminhar de forma unificada as demandas dos trabalhadores dos Correios e o fechamento do Acordo Coletivo 


Outras Notícias

Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares - FENTECT

SDS, Ed. Venâncio V, Bloco R, loja 60 - Brasília/DF - CEP:70393-900 - Fone/Fax:(61) 3323-8810 - fentect@fentect.org.br