Anistia

home » Anistia
29 de Agosto de 2019 às 18:20

FENTECT realiza Encontro Nacional da Anistia em momento histórico

Federação participou de seminário sobre os 40 anos da Lei da Anistia na Câmara dos Deputados

Federação também esteve presente no seminário que rememorou a luta pela Anistia no Brasil pós-ditadura

Na semana em que a Lei da Anistia completou 40 anos, a FENTECT realizou seu XXV Encontro Nacional de Anistia para discutir os desafios e formas de enfrentamento às demissões autoritárias promovidas pela ECT, sobretudo em mobilizações expressivas dos trabalhadores.

Durante o Encontro, organizado pela Secretaria de Anistia da Federação, diversos companheiros demitidos por lutarem pelos direitos da categoria puderam compartilhar suas experiências e ajudar na construção de estratégias para reincorporar os trabalhadores. A assessoria jurídica da FENTECT também esteve presente para orientar em relação à legislação que deve resguardar os ecetistas.

Além do resgate histórico e do debate sobre as ações a serem tomadas pela Comissão de Anistia, os participantes do Encontro também definiram como fundamental a participação dos anistiados na luta contra a privatização dos Correios.

 

40 anos: anistia para quem?

A Lei da Anistia marcou o “início do fim” da ditadura brasileira. O reencontro com entes queridos que precisaram se exilar para fugir da perseguição, tortura e morte, a luta pela reabertura política e a participação popular indicavam que um novo tempo se aproximava. Passados 40 anos e com a eleição de um presidente que não se envergonha por elogiar o momento mais perverso da história recente do Brasil, o tema ainda é controverso e mostra que a falta de um acerto de contas com o passado ainda custa muito caro aos brasileiros.

Para discutir a anistia foi realizado um seminário na Câmara dos Deputados com a participação de diversos trabalhadores, representantes sindicais e parlamentares progressistas ligados à luta da classe trabalhadora. A programação contou com palestras, exibição de filmes e depoimentos sobre a perseguição de lideranças, o que expressou um cenário, infelizmente, muito semelhante ao atual momento político.

A Comissão de Anistia da FENTECT esteve presente e, como parte da programação de seu próprio Encontro Nacional, pode reiterar o compromisso da Federação com a memória, verdade, justiça e reparação da dignidade dos companheiros que dedicaram suas vidas à luta por um Brasil de todos.


Outras Notícias

- 12 de Maio de 2016 às 15:37

Informe 007/2016 da Anistia

- 1 de Março de 2016 às 12:53

Informe 002/2016 da CNA/FENTECT

- 1 de Março de 2016 às 12:50

Informe 001/2016 da CNA/FENTECT

Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares - FENTECT

SDS, Ed. Venâncio V, Bloco R, loja 60 - Brasília/DF - CEP:70393-900 - Fone/Fax:(61) 3323-8810 - fentect@fentect.org.br