Notícias FENTECT

home » Notícias FENTECT
6 de Março de 2020 às 19:02

FENTECT SE REÚNE COM PRESIDENTE DO POSTALIS PRA COBRAR ESCLARECIMENTOS SOBRE TAC, ASSINADO COM A PREVIC ESTA SEMANA

Na manhã desta quinta-feira dia 05/03, a direção da FENTECT se reuniu na sede do POSTALIS com o presidente do Instituto, Paulo Humberto, para tratar de um assunto que vem tirando o sono dos trabalhadores: a divulgação de um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) assinado entre a Previc, os Correios e o POSTALIS que trata da suposta criação de um novo plano.

 

Na oportunidade o secretário geral José Rivaldo externou ao presidente e aos diretores presentes a preocupação que os trabalhadores vêm tendo quanto ao futuro das garantias da complementação do benefício em suas aposentadorias, por conta de tudo que o Instituto vem passando nos últimos tempos (intervenção da Previc, a não participação dos eleitos dos trabalhadores nos conselhos e diretoria), que ao seu ver trazia mais transparência e segurança para os participantes. 

 

O presidente do POSTALIS disse que o TAC tem por finalidade tentar encontrar no prazo de 24 meses uma solução para os inúmeros problemas encontrados no Instituto .

 

O diretor da FENTECT, Paulo André, indagou o presidente como andavam as negociações dos Correios com o Instituto sobre o pagamento da RTSA (Reserva de Tempo de Serviço Anterior), compromisso assumido pelos Correios no saldamento, e até hoje não honrado.

 

O presidente explicou que não houve avanços e que essa dívida não atualizada está por volta de R$ 1,3 bilhões, mas que não resolveria o problema, já que o déficit do Instituto alcança R$ 12 bilhões.

 

O presidente também pediu ajuda das entidades para buscar uma solução para todos esses problemas e ajudar a recuperar o Instituto.

 

O secretário geral da FENTECT afirmou que uma das soluções para o problema era cobrar do BNY MELON os bilhões de prejuízo causado pelas fraudes, que um operador do banco causou quando detinha a carteira de investimentos do POSTALIS, e também o pagamento da RTSA. Com isso, explicou, traria saúde financeira novamente para o POSTALIS. Rivaldo ainda afirmou que a Federação estava disposta a ajudar, desde que nenhuma das medidas sejam prejudiciais aos participantes, pois as medidas tomadas pela empresa e pelo governo, sobre a lógica de melhorar, só vem prejudicando cada vez mais os trabalhadores, e diminuído a cesta de benefícios conquistados com muito suor e luta. 

 

Dessa forma, a FENTECT não teria outra alternativa, se fossem realizados mais ataques, senão organizar os trabalhadores para lutarem contra mais uma retirada de seus direitos!

 

Participaram da reunião além do secretário geral da FENTECT, os diretores Paulo André e Geraldo Rodrigues.


Outras Notícias

Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares - FENTECT

SDS, Ed. Venâncio V, Bloco R, loja 60 - Brasília/DF - CEP:70393-900 - Fone/Fax:(61) 3323-8810 - fentect@fentect.org.br