Notícias dos Sindicatos

home » Notícias dos Sindicatos
12 de Dezembro de 2019 às 11:54

Mais ataques

Trabalhadores e representantes da categoria acompanham as discussões sobre o projeto na Câmara

Foi posto em pauta na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços a votação do PL 7.488/2019, que trata da quebra do monopólio postal. Com isso fragiliza a economia, põe em risco o serviço postal no país e abre caminho para a pravitazacao. O comitê Nacional em Defesa dos Correios esteve presente para a acompanhar a discussão. A base do governo esteve presente, representando uma ameaça a categoria, pois seria possível uma aprovação da matéria.
O Dep. Zé Neto (PT/BA), defendeu a manutenção do monopólio. Ressaltou a sua importância para manutenção do serviço no país e garantir sua universalização, permitindo que brasileiros que moram em lugares remotos possam ter acesso ao serviço. Enfatizou que a aprovação desse PL poderia implicar na suspensão dos serviços postais naquelas cidades onde essa atividade não é lucrativa.
Com isso, pediu vista ao processo. Suceceu-se um breve debate por parte da base governista. Atacaram a atividade sindical acusando os sindicatos como principais interessados na manutenção do monopólio. Esquecendo que essa condição, monopólio postal, implica que os Correios estejam presentes em todas as unidades da federação. Deixaram claro o debate econominicista, esquecendo toda a importância dos Correios para a integração nacional e a prestação de serviços básicos para as comunidades mais carentes.
O comitê Nacional em Defesa dos Correios conversou com alguns parlamentares alertando para o risco da quebra do monopólio com distribuição de cartilhas contra a privatização. Fez contato para agendar reuniões e discutir diretamente com os deputados. Tanto com os que demostrantram interesse em defender nossa pauta, quanto com aqueles que defendem a privatização da Empresa.
É necessário a aproximação com os parlamentares para ampliar a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Correios. Essa matéria deverá entrar na pauta no começo do ano. Com uma representação parlamentar ampla e atuante conseguiremos derrotar esse PL e afastar essa ameaça da categoria.

 

Texto de Rafael Paiva/ SINTECT-PB


Outras Notícias

Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares - FENTECT

SDS, Ed. Venâncio V, Bloco R, loja 60 - Brasília/DF - CEP:70393-900 - Fone/Fax:(61) 3323-8810 - fentect@fentect.org.br