Notícias FENTECT

home » Notícias FENTECT
19 de Abril de 2010 às 21:00

Mulheres realizam ato público contra a discriminação dentro da empresa

None

Mulheres realizam ato público contra a discriminação dentro da empresa

 

 

 

 

 

A Fentect realizou o 13º Encontro Nacional de Mulheres em Brasília/DF nos dias 19 e 20 de julho, com delegadas de todos os sindicatos. E aproveitando a grande presença feminina, a comissão organizadora do encontro realizou um ato público na porta do prédio central dos Correios na capital federal.

Apesar da secretária das mulheres não ter participado do Encontro, a comissão composta de seis valorosas e combativas lutadoras realizaram uma das melhores atividades femininas da categoria.
A abertura teve a análise de conjuntura feita pelas várias forças políticas que participam do movimento sindical, posteriormente houve palestra sobre a transformação da ECT em Sociedade Anônima, sobre a legalização do aborto. No segundo dia de atividade as mulheres organizaram um grande ato público para cobrar da direção da ECT a igualdade no tratamento entre homens e mulheres dentro da empresa. Em várias situações elas são discriminadas.

Licença maternidade
A licença maternidade que é um direito que as mulheres tem acaba sendo uma punição, pois a direção dos Correios desconta os meses em que a mãe fica afastada (4 ou 6 meses) do pagamento da Participação no Lucros. Ainda com relação a gravidez, o Acordo Coletivo de Trabalho
(ACT)garante a mulher carteiro que a mesma quando grávida tenha todos os direitos e benefícios além do salário integral.

Auxílio Creche
O auxílio creche é outro grande problema enfrentado pelas mulheres, pois a burocratização que a direção da empresa impôs está afetando centenas de mães no Brasil inteiro.
A dificuldade para liberar o pagamento do reembolso é grave, pois muitas mães não tem onde deixar seus filhos ou como pagar alguem para cuidar. Essa é uma penalização que a ECT está impondo as mulheres, a exemplo da situação com a licença maternidade, aquilo que a direção dos Correios quer é evitar ao máximo que as mulheres tenham filhos.

Reunião
O ex-diretor de recursos humanos, sr. Pedro Bifano, que no dia do ato ele ainda estava respondendo pela função, não aceitava receber a comissão de mulheres da FENTECT, alegando estar com a agenda cheia. Com a pressão do ato público recebeu a comissão no mesmo dia e ficou de abrir negociação
para solucionar os problemas.
Agora o sr. Bifano não terá mais a agenda cheia. A Comissão de Mulheres espera que o novo diretor de recursos humanos seja mais objetivo e marque uma reunião o mais breve para tratar desses assuntos pendentes.


Outras Notícias

Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares - FENTECT

SDS, Ed. Venâncio V, Bloco R, loja 60 - Brasília/DF - CEP:70393-900 - Fone/Fax:(61) 3323-8810 - fentect@fentect.org.br