Notícias FENTECT

home » Notícias FENTECT
8 de Setembro de 2016 às 17:47

Na reta final das negociações, empresa não abre a caixa preta do plano de saúde e do balanço financeiro

O Comando de Negociação se reuniu com a direção da ECT nesta quinta-feira (8) para as últimas tentativas de negociação e para dar a dica à empresa: se não houver acordo, os Correios vão parar. E a greve será a nível nacional, conforme ressaltou o CNNM. Os representantes dos trabalhadores (as), na oportunidade, anunciaram o resultado das assembleias, no qual, 25 sindicatos já aprovaram caminhar, juntos, na luta contra as retiradas de direitos que a ECT quer implantar.

Quanto ao plano de saúde, não há acordo. Os trabalhadores (as) não vão arcar com problemas de gestão, já que a própria empresa alega suspeitas. Para o comando, não faz sentido a Postal Saúde ser investigada pela Polícia Federal e, antes de chegar a qualquer solução para o caso, a ECT querer impor aos empregados (as) mensalidades pelo plano. É preciso abrir a caixa-preta dos planos de saúde e não jogar indiscriminadamente a culpa nas costas dos ecetistas.

Além disso, já no mês de setembro, a empresa insiste em não apresentar oficialmente o balanço financeiro dos Correios. No entanto, alega déficit bilionário em todas as reuniões. Os trabalhadores (as) reforçaram a necessidade de uma auditoria nas contas, pois não há justificativa para a demora.

Mesmo diante da rejeição da categoria, a empresa comunicou que manterá a proposta apresentada. No entanto, os trabalhadores dos Correios não vão aceitar. O Comando de Negociação enfatizou que a proposição da ECT significa o ataque, por isso, a unanimidade das assembleias, em quase todo o país.

O CNNM permanece instalado em Brasília para a negociação que tem como data limite esta sexta-feira (9). A representação dos trabalhadores (as) está aberta à busca por soluções para todos. Porém, agora, cabe à ECT reavaliar a postura que tem lançado ou a categoria vai usar do instrumento legítimo de luta, que é a greve.

Não será assinado acordo com prejuízos ao plano de saúde, aos benefícios, às atividades sindicais, entre outras causas importantes para os trabalhadores (as). A FENTECT vai aguardar a resposta da ECT, que será dada na reunião de amanhã. Ou ela negocia decentemente com os próprios empregados (as), ou será responsável por mobilizar todos os trabalhadores (as) à greve.


Outras Notícias

Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares - FENTECT

SDS, Ed. Venâncio V, Bloco R, loja 60 - Brasília/DF - CEP:70393-900 - Fone/Fax:(61) 3323-8810 - fentect@fentect.org.br