Notícias FENTECT

home » Notícias FENTECT
3 de Junho de 2018 às 09:15

Nova diretoria da FENTECT é eleita no 13º Congresso dos Trabalhadores de Correios

O 13º CONTECT chegou ao fim na madrugada deste domingo, dia 3 de junho, após a eleição entre as forças políticas que compõem a FENTECT para a nova diretoria. Quatro chapas foram inscritas, a campeã foi a número 1, com 122 votos, formada pela Articulação Sindical, MSB, CUT e MTC. As demais foram: chapa 2, por CSP Conlutas, Unidos para Lutar, MRL, Independente e PSTU, 99 votos; chapa 3, formada pela LPS, com 35 votos, e chapa 4, formada pela Intersindical, PCO e Unidade Classista, com 43 votos. Ao todo, 299 delegados votaram, um não compareceu e houve 3 abstenções.

“A secretaria geral produziu uma política para todos, de unidade. Está provado que a nossa atuação sindical tem plenas condições de conduzir a FENTECT até 2021, na defesa dos trabalhadores”, declarou, ao fazer a defesa da chapa 1, o atual diretor de relações internacionais da federação, Emerson Marinho.

Estatuto e Finanças

Durante o sábado (2), os delegados aprovaram as mudanças estatutárias e a prestação de contas da Secretaria de Finanças. “Terminamos esse mandato da atual diretoria sem dívidas para a FENTECT. Entretanto, a próxima direção terá o desafio de manter as atividades da federação durante o triênio, em meio às dificuldades com o imposto sindical”, avaliou o secretário de Finanças, Geraldo Rodrigues.

De acordo com a apresentação do Conselho Fiscal, formado por Geraldo França, Marcos Cevada e Valdemir Sant’anna, a evolução patrimonial da federação foi muito grande, com as reformas da sede da FENTECT, a casa e o apartamento onde são recebidos os representantes sindicais, além da renovação frota de veículos. Para ele, houve evolução dos lançamentos dos dados técnicos, o que demonstra a preocupação da pasta em divulgar com transparência os números e atas. “O dinheiro entra e o trabalhador filiado tem o direito de acompanhar”, declarou Sant’anna.

Entretanto, o conselheiro França recordou que, no Seminário Financeiro da FENTECT, realizado no dia 23 de março, apenas representantes de 16 sindicatos filiados compareceram, o que, de acordo com ele, é ruim e limita a oportunidade dos demais terem acesso à prestação de contas. Por isso, é fundamental o acompanhamento de todas as entidades e a participação.

Por falar em oportunidade

Claudinei Assis, diretor presidente da Cooperativa de Crédito dos Trabalhadores dos Correios, ligada ao SICOOB, apresentou aos participantes do CONTECT como funciona a prestação de serviços financeiros aos associados. Atualmente, a instituição conta com 5,7 mil associados, em mais de 400 municípios de Minas Gerais e em 19 estados do Brasil.

“Os cooperados contam com a participação nos resultados. Tudo é devolvido a eles, conforme a movimentação de cada um com a cooperativa. E a cada ano os valores tem aumentado. Em 2017, foram arrecadados R$ 3,40 milhões e até abril de 2018 já estávamos em 1,212 milhão”, explicou.

Segundo o diretor, não há custos para o cooperado realizar suas transações. “Hoje, em média, um banco cobra R$ 40 para manutenção da conta. Nós não cobramos. Há uma integralização. Ou seja, quando o trabalhador deixar a cooperativa ou se aposentar, poderá resgatar todo o valor corrigido”, completou Assis.

Para mais informações, os interessados podem acessar o site www.sicoobcoopercorreios.com.br.


Outras Notícias

Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares - FENTECT

SDS, Ed. Venâncio V, Bloco R, loja 60 - Brasília/DF - CEP:70393-900 - Fone/Fax:(61) 3323-8810 - fentect@fentect.org.br