Notícias FENTECT

home » Notícias FENTECT
26 de Outubro de 2017 às 21:47

Primeiro dia do XX CONSIN é marcado pela mobilização e união da categoria

Créditos: Heitor Lopes
Abertura do XX CONSIN
Heitor Lopes

Representantes dos sindicatos se reuniram na sede da FENTECT para o primeiro dia (26) do XX Conselho de Sindicatos. O encontro acontece em um momento delicado para todos os trabalhadores da categoria, depois de uma sequência de ações arbitrárias por parte da ECT.

A reunião começou com os informes. Os representantes sindicais de vários estados denunciaram ações da empresa contra os ecetistas, como a retenção indevida de salários no período de greve. Relatos de perseguição a partir das postagens em redes sociais para “justificar” demissões a dirigentes sindicais,  além da ausência dos seguranças nas agências expondo os trabalhadores à violência. Mas o assunto que prevaleceu foi a insatisfação com a postura da empresa, que ameaça cobrar mensalidades para a manutenção do plano de saúde, além de aumentar a comparticipação dos empregados e exclusão de dependentes. Para todos o ataque ao plano de saúde é um enxugamento da máquina e um sinal para o verdadeiro objetivo do governo – privatizar os Correios. 

Federação se reunirá com equipe técnica do TST

Após as considerações iniciais, os advogados Alexandre Lindoso (FENTECT) e Ricardo Sobral (SINTECT/RPO) falaram sobre a estratégia para defesa do plano de saúde. A FENTECT conseguiu agendar uma reunião com a equipe técnica da conciliação no próximo dia 31, às 10 horas, no TST. O objetivo é esclarecer a fonte para os números apresentados na proposta do tribunal e levantar novas análises para identificar todas as possíveis consequências do texto.

O advogado Alexandre Lindoso explicou que a proposta está repleta de dados e números, que tornam impossível a decisão. “Logo de cara nós observamos várias questões que precisam ser esclarecidas. Não há como se apreciar sobre algo que a gente não tem conhecimento. Várias peças estão faltando nesse quebra-cabeças de forma que não é possível entender o impacto dessas propostas nos bolsos de vocês. Se a ECT forneceu informações para o TST chegar a essa proposta, precisamos entender com qual base de dados e elementos foram construídas as faixas salariais e o argumento de que pai e mãe oneram”, advertiu Lindoso. 

O advogado da Federação ainda defendeu que o debate deve ser muito mais técnico e econômico, a fim de realizar um processo mais justo.

Em seguida, o advogado Ricardo Sobral concordou que é necessário esclarecer vários pontos na proposta do TST. “Para fazer a defesa, não tem outra saída a não ser pontuar e caracterizar os itens. O que se vê é um emaranhado de números e dados que você olha e não entende nada. Um jeito muito difícil de falar um monte de números e enrolar os outros. Qual tem sido o faturamento da empresa? Precisamos ir além desse trabalho jurídico e realizar uma análise técnica, contábil e financeira”, defende Sobral. “Se a empresa não acha o muro, ela vai passar o rolo compressor. Por isso precisamos nos mobilizar, porque sem muro a empresa vai passar o compressor o tempo todo e por cima de todos os direitos!”, conclui.

União para Lutar

Após o alerta dos advogados, os representantes sindicais presentes no evento manifestaram o sentimento de que o plano de saúde, na verdade, é um passo para a privatização dos Correios. Entre as sugestões, criar uma comissão para organizar a campanha contra a privatização, além de buscar parcerias com profissionais e pesquisadores, que possam apoiar na análise de textos e dados apresentados pela empresa e pelo judiciário. 

Na fala do secretário-geral, José Rivaldo da Silva, um chamado para a luta: "Precisamos colocar a classe trabalhadora na rua!”, convocou. 

O primeiro dia do XX CONSIN significou a união efetiva de todos os sindicatos na defesa dos Correios. O sentimento é unânime: “Ninguém vai abrir mão do plano de saúde! Vamos nos mobilizar!”, proclamaram os representantes.

 


Outras Notícias

Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares - FENTECT

SDS, Ed. Venâncio V, Bloco R, loja 60 - Brasília/DF - CEP:70393-900 - Fone/Fax:(61) 3323-8810 - fentect@fentect.org.br