Notícias FENTECT

home » Notícias FENTECT
25 de Março de 2020 às 10:35

UNI Global, que engloba empresas de serviços postais e logística de todo o mundo, orientam sobre medidas de precauções contra o novo coronavírus

Em diversos países como o Brasil, os serviços de correios, postais e logísticas continuam funcionando e se tornaram essenciais no combate à pandemia do novo coronavírus. As empresas estão atuando para entregar medicamentos, bens e insumos e também auxiliando na comunicação. No entanto, proteger a saúde dos trabalhadores deve ser uma prioridade. A FENTECT, apesar de saber a importância da realização de um serviço tão importante para a população nesse momento, tem cobrado medidas urgentes e efetivas da ECT para assegurar à segurança e saúde de todos os colaboradores frente a essa epidemia. A UNI Postal and Logistics examinou exemplos e medidas para proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores nesses serviços. Confira lista de ações já aplicadas em alguns países ou criadas por sindicatos:

1) Informação: os trabalhadores postais devem ser regularmente informados pela empresa sobre o risco de contaminação, incluindo o uso de EPI (equipamento de proteção individual) e normas higiene, mas também sobre como lidar com o contato com os clientes, a entrega em áreas de risco ou manuseio de mercadorias de áreas infectadas.
2) Fornecimento de EPI (como roupas e ferramentas, máscaras faciais, luvas, sabão e desinfetantes) pela empresa a todos trabalhadores, desinfecção regular dos locais de trabalho, ferramentas e veículos de trabalho, locais de trabalho adaptados às distância de segurança exigida (número restrito de trabalhadores e clientes nas mesmas instalações) e outras medidas (por exemplo, uso de acrílicos) para impedir a transmissão do vírus em todas as instalações postais (agências, centros de triagem, centros de distribuição, banheiros e armazéns).
3) Ação: Os sindicatos negociarão acordos de licença paga para doença, para cuidar de filhos e dependentes, e férias remuneradas em caso de auto isolamento para todos os cargos na empresa. Além disso, os sindicatos acompanharão para garantir que as medidas estabelecidas sejam aplicadas corretamente.
4) As empresas devem oferecer aos trabalhadores a oportunidade e o tempo necessário para seguir os procedimentos de higiene e prevenção, ou a prestação de serviços a clientes arriscados. As empresas devem implementar medidas para reduzir o risco de poluição, como a introdução do teletrabalho, quando possível, quarentena e desinfecção de mercadorias sistemáticas, introdução um sistema de entrega não assinado que permite que os clientes recebam um pacote sem ter que interagir pessoalmente com os carteiros e revendedores, a redução dos pagamentos em dinheiro em favor dos cartões e 15 dias de quarentena obrigatória para trabalhadores que estiveram em contato com pessoas contaminadas.

Arquivos para baixar


Outras Notícias

Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares - FENTECT

SDS, Ed. Venâncio V, Bloco R, loja 60 - Brasília/DF - CEP:70393-900 - Fone/Fax:(61) 3323-8810 - fentect@fentect.org.br