Notícias FENTECT

home » Notícias FENTECT
27 de Maio de 2020 às 11:12

UNI Postal e Logística publica nota em apoio aos trabalhadores dos Correios

A Uni Postal e Logística seção Américas entregou documento para o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, e para o presidente dos Correios, general Floriano Peixoto, com uma série de medidas que devem ser adotadas para proteger os trabalhadores. A ação é resultado de reunião ocorrida em 21 de maio entre a UNI, a FENTECT e a FINDECT. O secretário de Relações Internacionais da FENTECT, Rogério Ubine, esteve presente no encontro que debateu a situação dos trabalhadores dos Correios em meio à pandemia da Covid-19.

A Uni Postal e Logística, assim como a FENTECT, trabalha para resguardar e proteger os trabalhadores dos Correios, um serviço essencial em todo o mundo. Para a Uni é “uma ação grave o plano do governo brasileiro de começar a distribuir pagamentos aos trabalhadores informais nas agências de correios sem antes ter discutido ou negociado com os sindicatos postais nenhum plano de segurança adequado”.

Conforme as denúncias constantes da FENTECT, a Uni acredita que no Brasil ainda não foram implementadas satisfatoriamente as medidas de proteção e os trabalhadores ainda estão em risco. Por isso, é importante que seja mudado o protocolo da empresa e que os serviços e métodos de trabalho sejam adaptados devidamente para garantir segurança e saúde dos funcionários.

A organização recomenda ações para assegurar a saúde dos trabalhadores como informações sobre os riscos de contágio, do uso e distribuição de equipamentos de proteção individual, aplicação das normas de higiene e distanciamento social de dois metros. Além disso, a empresa deve desinfectar regularmente as áreas de trabalho, ferramentas e veículos, além de adaptar os locais de trabalho para que haja a distância adequada. Também deve oferecer instruções sobre o contato com os clientes, as entregas em áreas de risco e tratamento de mercadorias vindas de lugares onde houver contágios. Caso os trabalhadores não estejam protegidos deveria ter a redução de alguns serviços, jornada de trabalho ou teletrabalho, após consultar com o sindicato responsável.

A FENTECT é filiada a UNI por mais de 15 anos e acredita que a interação permanente com esse organismo é de extrema relevância ainda mais nesse momento de crise sanitária mundial em que os trabalhadores sofrem com o descaso do governo brasileiro e do presidente dos Correios. Continuaremos contando com o apoio da organização em defesa da vida e dos direitos dos trabalhadores. Somente com a união que conseguiremos proteger a vida de quem está na linha de frente.


Outras Notícias

Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares - FENTECT

SDS, Ed. Venâncio V, Bloco R, loja 60 - Brasília/DF - CEP:70393-900 - Fone/Fax:(61) 3323-8810 - fentect@fentect.org.br