SECRETARIAS


Secretaria Geral

EMERSON MARCELO GOMES MARINHO - RJ

Entre as atribuições da Secretaria Geral estão a assinatura de cheques institucionais da FENTECT, em conjunto com a Secretaria de Finanças, a coordenação das atividades de toda a Diretoria Colegiada, convocação e direção das reuniões do CONREP, da Plenária Nacional e da Diretoria Colegiada e a representação da FENTECT, em conjunto com os secretários das respectivas áreas de atividades, ativa e passivamente, judicial e extrajudicialmente. Ainda entre as tarefas estão a constituição de mandatários, delegação de competência para fins específicos e sempre a título precatório, a membros da Diretoria Colegiada, e a coordenação das reuniões do Consin.
    

Secretaria de Administração e Finanças
JOSÉ RIVALDO DA SILVA - RN

A organização, implantação e manutenção do sistema de administração e de informações da FENTECT atualizados estão entre as tarefas da Secretaria de Administração e Finanças. Ainda entre as atribuições estão a arrecadação da receita da Federação, recolhendo-a em estabelecimento de crédito escolhido pela Diretoria Colegiada, o gerenciamento e aplicação das disponibilidades monetárias da Federação, a realização dos pagamentos autorizados, através de cheques nominativos assinados em conjunto com a Secretaria Geral, o supervisionamento da escrituração relativa ao movimento financeiro, apresentando mensalmente os respectivos balancetes à apreciação da Diretoria Colegiada e o supervisionamento e controle da compra e o suprimento de materiais. Ainda cabe à Secretaria de Administração e Finanças opinar nos pedidos de assistência pecuniária formulada pelos associados, organizar o balanço a ser remetido ao CONTECT e a proposta orçamentária a ser apreciada pelo CONREP, e prestar à Diretoria Colegiada, às Plenárias Nacionais, aos Conselhos e ao CONTECT todas as informações de ordem econômica financeira que lhe forem solicitadas. É obrigatória também a contratação de um profissional habilitado para a elaboração de balanços, balancetes, inventários e relatórios. Em conjunto com a Secretaria Geral, é função da Secretaria de Administração e Finanças também assinar documentação para compra, venda, ou permuta de bens, móveis e imóveis, da FENTECT, após aprovação em reunião da Diretoria Colegiada, e assinar documentação para fins de movimentação bancária junto aos bancos nos quais a FENTECT seja correntista.
 


Secretaria de Imprensa

SUZY CRISTINY DA COSTA AMIM- AC

Entre as tarefas da Secretaria de Imprensa estão a elaboração e recebimento de matérias para divulgação, a organização, publicação e distribuição de jornais e boletins da Federação, e o desenvolvimento e produção de campanhas publicitárias vinculadas às finalidades da Federação e dos Sindicatos filiados e oposições credenciadas junto à imprensa em geral. Ainda entre as funções, a divulgação de matérias de interesse da classe trabalhadora na imprensa em geral e o exercício das atividades de relações públicas da FENTECT.
 


Secretaria de Saúde do Trabalhador

PAULO CESAR ALMEIDA - CAS

Cabe à Secretaria de Saúde do Trabalhador, desenvolver política de conscientização e informação aos trabalhadores sobre as condições adversas que provocam doenças e lesões, buscar, junto aos órgãos que estudam e cuidam de doenças do trabalho, cursos e palestras para orientar a categoria e orientar os Sindicatos sobre a necessidade de desenvolver políticas de preservar a saúde dos trabalhadores. Ainda nas tarefas, a denúncia, através de publicações, e procura de formas jurídicas para sanar os problemas de saúde dos trabalhadores, adoção de medidas visando fortalecer a luta por melhores condições de trabalho e de saúde do trabalhador, a delineação e mapeamento dos locais da ECT e das similares que representam perigo à saúde do trabalhador, e a apresentação de sugestões que visam solucionar os problemas de saúde do trabalhador.
    

Secretaria da Mulher
ELISABETE BARBOSA ORTIZ - PR

Na Secretaria da Mulher, estão entre as atividades o desenvolvimento de estudos específicos e processo de formação com SNMT da CUT Nacional e outras entidades similares, além de assegurar no jornal da FENTECT e dos Sindicatos filiados espaço permanente para discussão e informação sobre a SNMT, reunir semestralmente com a Comissão Nacional de Mulheres para tratar de assuntos específicos da Mulher Trabalhadora Ecetista, e promover o desenvolvimento político e a integração das mulheres trabalhadoras de Correios.



Secretaria de Relações Internacionais
ROGÉRIO FERREIRA UBINE

Entre as funções da Secretaria de Relações Internacionais estão a promoção de um intercâmbio com organizações sindicais internacionais, principalmente aquelas congênere de Correios, Telégrafos e Comunicações, a dotação de acervo didático e literário da FENTECT sobre as políticas e organização de trabalhadores de Correios e Telégrafos no mundo, e o desenvolvimento junto à Secretaria Internacional da CUT de uma política de intercâmbio, bem como participação das reuniões do coletivo internacional da CUT. Ainda nas atribuições, subsidiar o Colegiado da FENTECT com informações e resoluções da OIT, UNI, OMS e outros organismos internacionais e elaborar projeto de política internacional da FENTECT, submetendo a apreciação do Colegiado.



Secretaria de Anistia
WILLIAM CASTRO DE OLIVEIRA - PA

Cabe à Secretaria de Anistia coordenar as atividades relacionadas com a anistia constitucional, orientando as entidades filiadas sobre as ações em desenvolvimento, estabelecer diretrizes e planos visando assegurar a estabilidade no emprego e a eliminação da dispensa imotivada, e efetuar análises e estudos sobre a legislação existente e projetos de lei, visando a formulação de propostas ao Congresso Nacional. Ainda entre as funções a articulação com as demais entidades sindicais partidárias e do movimento popular na organização e na execução de ações de interesse comum da classe trabalhadora e da sociedade civil, no que concerne a anistia e defesa do emprego.
    


Secretaria de Formação Sindical
AMANDA GOMES CORCINO - DF

Entre as atribuições da Secretaria de Formação Sindical estão a promoção de convênios com estabelecimentos de formação sindicais, visando à participação dos membros da FENTECT e dos associados, a promoção de cursos, seminários e encontros de formação sindical, patrocinado pela FENTECT, o incentivo à criação de grupos de estudos para a realização de trabalhos específicos, e a pesquisa e divulgação nos meios para o desenvolvimento técnico e organizacional dos associados. Para além disso, também cabe à Secretaria de Formação Sindical, a elaboração de matérias de formação, para divulgação junto à categoria e aos meios de comunicação de massa.    



Secretaria de Assuntos Raciais
GERALDO FRANCISCO RODRIGUES

A Secretaria de Assuntos Raciais tem entre as suas atribuições a promoção de cursos, debates, seminários e encontros sobre formação racial, tendo por eixo as questões de raça e de classe, a elaboração de matérias de formação sobre a questão racial para a divulgação na categoria e nos meios de comunicação de massa, e a adoção de medidas visando fortalecer a luta contra a discriminação racial, no sentido de fazer crescer a organização da classe trabalhadora. Ainda entre as tarefas, realizar e/ou atualizar pesquisas que apontem a participação das raças na categoria ecetista, destacando a presença do negro, coordenar apuração e divulgação de denúncias de discriminação racial e demais práticas conexas no âmbito da categoria, e representar a FENTECT nos movimentos promovidos pelas entidades representativas das lutas de raça, apoiando-as material e politicamente.



Secretaria de Assuntos Jurídicos
EVANDRO LEONIR DA SILVA - RS

Cabe à Secretaria de Assuntos Jurídicos, fazer o acompanhamento sistemático das ações jurídicas de iniciativa da FENTECT e dos Sindicatos Filiados que tramitam na 3ª instância, mantendo-os informados sobre o seu andamento. Ainda entre as atribuições, zelar, atualizar e preservar o arquivo jurídico da FENTECT, manter contato sistemático com a Assessoria Jurídica da FENTECT, subsidiando no que for possível, e viabilizar o acompanhamento jurídico das negociações e dissídios coletivos da categoria por profissional qualificado, assessorando o comando de negociações.
 


Secretaria de Aposentados

MARIA DE LOURDES PAZ FÉLIX - CE

À Secretaria de Aposentados, cabe coordenar as atividades das lutas dos aposentados e aposentáveis da categoria e da classe trabalhadora relacionada a suas áreas, além de promover estudos e seminários a respeito das questões relacionadas as suas áreas.    



Secretaria de Políticas Sindicais

ROBSON GOMES SILVA - MG

Entre as atividades da Secretaria de Políticas Sindicais estão a coordenação das atividades sindicais dos associados, a programação de eventos de caráter político de âmbito nacional, a promoção de contatos com outras entidades sindicais e instituições da sociedade civil organizada, visando a participação da FENTECT nas ações comuns de interesse dos trabalhadores em geral, além de organização e manutenção das oposições nas bases territoriais dos Sindicatos dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares não filiados à FENTECT. Ainda entre as atribuições legais estão acompanhar os trabalhados desenvolvidos pelos sindicatos filiados e oposições credenciadas em suas respectivas bases territoriais, orientando-os nas campanhas de sindicalização e conscientização política promovidas pela FENTECT, coordenar o intercâmbio entre a FENTECT e a Central Sindical, bem como a execução dos planos de lutas oriundos desta, incentivar os sindicatos filiados e Oposições credenciadas a participar da criação e organização de movimentos sindicais populares para a sociedade desorganizada, e organizar e representar os trabalhadores terceirizados e similares.



Secretaria de Estudos Sócio-Econômicos
FISCHER MARCELO MOREIRA DOS SANTOS - ES

A realização de pesquisas visando definir e/ou atualizar o perfil sócio-econômico da categoria e a manutenção de bancos de dados de indicadores sociais e econômicos de interesse da categoria e da classe trabalhadores em geral estão entre as principais funções da Secretaria de Estudos Sócio-Econômicos da FENTECT. Ainda entre as atribuições estão o assessoramento do Comando de mobilização nos aspectos econômicos das pautas de reivindicações, a manutenção do intercâmbio com o DIEESE e entidades afins, visando uma constante atualização sobre a conjuntura econômica do país, e a coleta de dados e elaboração de estudos técnicos sobre a sua área de atuação, visando subsidiar análises e decisões em outras esferas.



Secretaria de São Paulo

MIZAEL CASSIMIRO DA SILVA - SP

Cabe à Secretaria de São Paulo, informar e mobilizar a categoria da base de São Paulo, onde não haja sindicato filiado à FENTECT, para Campanhas Salariais e demais lutas encampadas pela FENTECT em prol dos trabalhadores da ECT, além de convocar, realizar e dirigir Plenárias Regionais, na base de São Paulo, onde não haja sindicato filiado à FENTECT.
    


Secretaria do Rio de Janeiro
EVANILDO RAMOS QUERINO - RJ

Cabe à Secretaria do Rio de Janeiro, informar e mobilizar a categoria da base de Rio de Janeiro, onde não haja sindicato filiado à FENTECT, para Campanhas Salariais e demais lutas encampadas pela FENTECT em prol dos trabalhadores da ECT, além de convocar, realizar e dirigir Plenárias Regionais, na base de Rio de Janeiro, onde não haja sindicato filiado à FENTECT.



Secretaria do Norte e Nordeste

PAULO ANDRE NOGUEIRA DA SILVA - PA

Entre as tarefas da Secretaria do Norte e Nordeste estão a informação e mobilização da categoria nas bases das regiões Norte e Nordeste, onde não haja sindicato filiado à FENTECT, para Campanhas Salariais e demais lutas encampadas pela FENTECT em prol dos trabalhadores da ECT, a convocação, realização e direção de Plenárias Regionais, nas bases das regiões Norte e Nordeste, onde não haja sindicato filiado à FENTECT.



Secretaria de Assuntos Previdenciários
WANDRÉ FERREIRA DO CARMO - PA

Cabe à Secretaria de Assuntos Previdenciários, a promoção de cursos, debates e seminários sobre formação previdenciária, a elaboração de matérias de formação sobre a questão previdenciária para a divulgação na categoria, a realização e/ou atualização de pesquisas que visem maior conhecimento e esclarecimento sobre o tema, além da representação da FENTECT nos fóruns promovidos pelas entidades representativas sobre Previdência, apoiando-as material e politicamente.
 


Secretaria de Assuntos Postais

ANDRÉ LUIZ MOREIRA - AL

Entre as tarefas da Secretaria de Assuntos Postais estão a busca por maior participação na formulação de políticas, diretrizes, objetivos e metas relativos aos serviços postais, a realização de estudos relativos à proposição de novos serviços postais, bem como à regulamentação técnica e tarifária, para a execução, controle e fiscalização dos serviços postais existentes; a promoção, no âmbito de sua competência, interação com organismos internacionais de defesa dos trabalhadores do setor postal; além da análise das propostas da ECT para implantação de novos serviços postais e a contribuição para o aumento da transparência das empresas estatais e suas subsidiárias vinculadas ao Ministério, bem como o aperfeiçoamento da gestão das empresas. Ainda entre as atribuições estão a avaliação das instruções e manuais relativos aos serviços postais.
 


Secretaria de Gênero e Diversidade

EDILAINE DE ARRUDA CRUZ - PR

O desenvolvimento de ações que promovam a proteção aos trabalhadores da ECT, garantindo a igualdade de direitos e de oportunidades a todos os indivíduos e grupos, independentemente de suas diferenças de gênero, identidade de gênero ou orientação sexual, e sem desconsiderar os nexos com a construção de tais diferenças com outros marcadores identitários igualmente legítimos estão entre as funções da Secretaria de Gênero e Diversidade da FENTECT.



Secretaria de Habitação
EMERSON VASCONCELOS DA SILVA

Cabe à Secretaria de Habitação, desenvolver ações que promovam o acesso à moradia aos trabalhadores da ECT.



Secretaria de Legislação e Saúde da Mulher
MARCIA MARIA PORTES - PR

Entre as tarefas da Secretaria de Legislação e Saúde da Mulher estão a promoção de ações que visem à melhoria e a integridade da saúde da mulher ecetista.


Desenvolvido por Agência Libre e ConsulteWeb