Notícias

Trabalhadores dos Correios participam de audiência pública para tratar da privatização dos Correios

Hoje aconteceu a audiência pública para debater sobre o PL 591/21, que busca privatizar os Correios na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal. Antes de ocorrer o debate, o Comitê Nacional Contra a Privatização dos Correios esteve em ato para demostrar a força da categoria na defesa desse importante patrimônio.

Logo após, os trabalhadores seguiram para participar da audiência pública, porém os representantes foram proibidos de participar pelo senador Márcio Bittar (MDB/AC), relator do PL 591/21. Esse foi um ato para impedir a luta dos trabalhadores. Mas depois da chegada do presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o senador Otto Alencar (PSD/BA), foi permitido à entrada de cinco trabalhadores.

Participaram do debate o ministro das Comunicações, Fábio Faria; e a titular da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI), Martha Seillier; que mais uma vez contaram mentiras dizendo que a privatização seria algo positivo para o país e falaram que os Correios geram prejuízos. Os argumentos não se sustentam, já que a nossa empresa gerou somente no último ano um lucro bilionário para a União.

O diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fabio Almeida Abrahão, disse que os trabalhadores não serão prejudicados já que vai haver um PDV, o que sabemos que não é verdade. Essa é mais uma forma para abrir para a precarização do trabalho e consequentemente dos serviços prestados para a população.

A FENTECT repudia todos essas falas que buscam enganar a população. A privatização da nossa empresa vai gerar enormes prejuízos para a população, as tarifas serão aumentadas, o serviço postal ficará reduzido apenas aos centros urbanos, causando um enorme apagão postal.

Os convidados para o debate todos são a favor da entrega dos Correios. Inclusive, isso foi questionado pelo líder do PT no Senado Federal, Paulo Rocha (PA/PT), o motivo de ter apenas representantes que trabalham para a venda dos Correios. O parlamentar usou a palavra para lutar na defesa da nossa empresa e também encaminhou requerimento solicitando outra audiência pública para que fossem convidados representantes dos dois lados.

O senador Jean Paul Prates (PT/RN) também se posicionou contrário à venda dos Correios, ainda mais em um momento tão difícil que o país enfrenta com a pandemia da Covid-19. Dentre os pontos, ele falou que será um desmonte e que não assegurará o serviço postal para todas as pessoas.

Além do líder, o senador Paulo Paim (PT/RS) questionou sobre a venda dos Correios e explicou que nem os EUA têm os Correios privatizados, porque aconteceria isso no Brasil. “Se os EUA não abrem mão dos Correios, nós vamos abrir?”, questionou.

A FENTECT agradece o apoio dos senadores que falaram em defesa dos Correios e reafirmamos que continuaremos na luta em defesa dos Correios. Não à venda dos Correios!


Desenvolvido por Agência Libre e ConsulteWeb