Notícias

COMISSÃO DE ASSÉDIO SEXUAL E MORAL - CORREIOS NÃO CONCEDE LIBERAÇÃO PARA AS PARTICIPANTES

Com o objetivo de cumprir a Cláusula 7 do Acórdão 2021/2022, os Correios instaurou uma Portaria paritária para debater o Assédio Sexual e Mora dentro da empresal. Para isso, enviaram uma carta genérica à Federação solicitando os nomes dos representantes da Fentect. Em resposta, pedimos que fossem informados os horários das reuniões e perguntamos se teria liberação para os representantes participarem. A empresa respondeu que a reunião seria feita de forma virtual às 15h do dia de ontem ( 11/05) durante o expediente dos trabalhadores e informou que não estava prevista a liberação dos componentes. 

A reunião aconteceu ontem (11/05) e a secretária de mulheres da Fentect, Amanda Corcino esteve representando a federação juntamente com mais 3 representantes da comissão de mulheres que não puderam acompanhar toda a reunião e reforçaram as dificuldades de participarem das reuniões em horário de trabalho. A empresa chamou a reunião simplesmente para dizer que está cumprindo a cláusula da sentença normativa. Porém, da forma que ela está sendo realizada, impossibilita a participação dos membros do movimento sindical e não cumpre os objetivos.

Na reunião, a empresa informa que realizou uma palestra e um Treinamento em Local de Trabalho (TLT) sobre o tema. Quando questionados pela representante da federação se a palestra foi presencial, a empresa declarou que o material foi gravado e publicado nas redes internas junto com o treinamento. Nessas duas atividades não houve interação com os trabalhadores e nem divulgação do material produzido. A empresa faz de conta que debate o tema, mas na verdade não tem interesse real de implementar ações a fim de prevenir essas práticas no ambiente de trabalho. É injusto que a empresa não libere os dirigentes sindicais para a participar das reuniões e isto vai inviabilizar o funcionamento da comissão. Enquanto os Correios fingem cumprir a cláusula, circula uma denúncia em âmbito nacional no Ministério Público, de casos de assédio sexual e moral. Tais práticas são recorrentes dentro da empresa e o movimento sindical se disponibiliza a debater estes importantes temas, principalmente para as mulheres. Por isso, exigimos que os Correios garantam a participação de todos os membros da comissão por parte da Fentect.


Desenvolvido por Agência Libre e ConsulteWeb