Notícias

Presidente dos Correios recebe lideranças políticas partidárias e sindicais femininas

 

 

Nesta quinta-feira (30), a Secretária de Mulheres da Fentect e presidente do Sintect/DF, Amanda Corcino, foi recebida pelo presidente dos Correios, Fabiano Silva, juntamente com as deputadas Ana Paula Lima, vice-líder do governo na Câmara, e Jaqueline Oliveira, vice-líder da Federação Brasil da Esperança (composta por PT, PC do B e PV) para tratar de pautas referentes à categoria.

 

Durante a reunião, as deputadas parabenizaram o novo presidente pelo retorno do diálogo com os dirigentes sindicais, porém enfatizaram a urgência na retomada das negociações, uma vez que a categoria ecetista foi uma das mais perseguidas e atacadas nos últimos anos. As deputadas também pediram maior atenção para a questão das trabalhadoras, já que foram elas as que mais perderam direitos na gestão bolsonarista.

 

“Graças à retomada do diálogo por parte do presidente Fabiano, eu já tinha tido a oportunidade de vir aqui e expor a necessidade do retorno de algumas cláusulas ligadas diretamente às trabalhadoras, como a cláusula que trata da prorrogação da licença maternidade de quatro para seis meses, a do auxílio para filhos com necessidades especiais e o aumento dos dias para acompanhamento de filhos menores ao médico, entre outras. Esses direitos foram extintos pela antiga gestão, provocando imensos prejuízos para nós mulheres”, afirmou Amanda Corcino.

 

"Essas demandas já estão sendo analisadas, e acredito que após a próxima reunião com a diretoria teremos novidades sobre esses temas", disse o presidente dos Correios. Fabiano Silva afirmou também que irá honrar a missão que lhe foi dada pelo presidente Lula, que é cuidar dos Correios e valorizar os trabalhadores e trabalhadoras.

 

Durante a reunião, o presidente também informou que implementou a paridade na direção dos Correios, com a indicação de três diretoras e três diretores, algo inédito na história da empresa. Além disso, mencionou duas medidas importantes já realizadas para as mulheres: a mudança no manual para possibilitar a prioridade na transferência de mulheres que sofrem violência doméstica e a prioridade na transferência das mães que estão no período de amamentação para local próximo de sua residência.

 

Para Amanda Corcino, essas mudanças são muito bem-vindas e mostram que há uma intenção da nova gestão em valorizar as trabalhadoras. “Achei importante essa ampliação da participação feminina nos espaços estratégicos da empresa. Como dirigente e militante feminista, sou defensora da implantação da paridade em todas as esferas. Precisamos de mais mulheres nos espaços de poder e de decisão em nosso país. Nesse sentido, a deputada Jaqueline Oliveira e a deputada Ana Paula Lima são duas grandes lideranças femininas na Câmara e referências para nós mulheres”, afirmou a Secretária de Mulheres da Fentect.

 

Ao final da reunião, Amanda Corcino também ressaltou a importância de abrir um espaço para discutir um grande problema dos Correios hoje, que é o SD (Sistema de Distritamento), ferramenta utilizada pela empresa para mensurar as atividades dos carteiros e apontar a quantidade de efetivo. Na avaliação do movimento sindical, a ferramenta não reflete a realidade vivenciada pelos trabalhadores e gestores nas unidades, gerando sobrecarga de trabalho. O SD nesse formato é o principal fator pela queda da qualidade dos serviços prestados na distribuição.

 

Sobre isso, o presidente afirmou que sua ideia é criar comissões para que esses e outros temas possam ser debatidos com a participação dos trabalhadores. Essa iniciativa é vista com bons olhos pelo movimento sindical, que vê a retomada do diálogo como um caminho para a solução dos problemas enfrentados pela categoria.

 

A presença das lideranças políticas e sindicais femininas na reunião também é um fato relevante, uma vez que demonstra a importância de se discutir a questão de gênero no ambiente de trabalho e na sociedade em geral. A luta por mais direitos e igualdade de oportunidades para as mulheres é uma pauta fundamental para o movimento sindical e para a sociedade como um todo.


Desenvolvido por Agência Libre e ConsulteWeb