Notícias

Outubro Rosa: os Correios podem fazer mais pela Saúde das Mulheres

O Outubro Rosa é uma campanha realizada no mundo todo, uma ação voltada para a saúde feminina, com foco no Combate ao Câncer de Mama, primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil.
Por aqui, a campanha é desenvolvida desde 2002, com o objetivo primordial de levar informação às mulheres sobre a importância das medidas preventivas, como mamografia, autoexame das mamas e, também, de contar com o serviço médico em casos suspeitos.
Mas essa não é somente uma responsabilidade individual. A empresa está diretamente ligada a obrigação dos cuidados com a prevenção do câncer de mama, por exemplo, ao garantir condições para o aleitamento materno.
Acabamos de assinar o Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2024 na qual garantimos duas horas de amamentação no período trabalhado. Consideramos esse direito muito importante, porque garante tempo para o cuidado com a saúde das crianças e das mães ecetistas.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a amamentação diminui o risco de câncer de mama. Portanto, garantir tempo para que as trabalhadoras-mães possam amamentar seus filhos é uma medida que ajudará a reduzir os casos dessa grave doença na nossa categoria.
Temos muito ainda a avançar dentro dos Correios para proteção da mulher, como a implementação de medidas de prevenção a doenças que atingem as trabalhadoras.
Essas campanhas precisam chegar na base, incentivando os trabalhadores e as trabalhadoras sobre os cuidados necessários, com apoio efetivo e recursos.
 
Ações efetivas
A secretaria de Mulheres, representada por Elisabete Ortiz, que é Secretária de Mulheres da Fentect, encaminhou nesta terça feira (3) um ofício ao presidente da ECT solicitando a liberação de mamografia gratuita para todas as trabalhadoras da empresa.
A detecção e o tratamento precoce são vitais para aumentar as chances de recuperação e minimizar a severidade do tratamento. Por isso, consideramos de extrema importância que a Empresa tome essa iniciativa e adote medidas para garantir mais proteção à saúde das mulheres Ecetistas.
O mês de outubro será recheado de informações, orientações, incentivos e lutas pelos nossos direitos. Participe ativamente das nossas redes e nos ajude a fazer essa campanha de Prevenção ao Cancer de Mama. Toque-se!


Desenvolvido por Agência Libre e ConsulteWeb