Notícias

Correios atende Fentect e convoca trabalhadores e trabalhadoras para 1ª Jornada de Formação no Enfrentamento aos Assédios

Após receber denúncias de assédio, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) e sindicatos de base buscaram a direção dos Correios para adotar medidas de combate e repressão a um ato considerado crime. Com isso, a empresa anunciou, por meio de ofício, a realização da 1ª Jornada de Formação no Enfrentamento aos Assédios.

No convite para o evento, os Correios informa ser um projeto que reflete o compromisso para promover a diversidade e combater o assédio em todas as áreas de atuação.

De acordo com o ofício, a iniciativa está alinhada com os valores organizacionais dos Correios que reforçam a agenda institucional na garantia dos direitos dos trabalhadores, conforme estabelecido em seu normativo interno, plano estratégico, código de ética e conduta, e no Acordo Coletivo de Trabalho de 2023/2024. 

Para a Fentect, um dos destaques deste acordo é a criação de um Grupo de Trabalho Temático de Enfrentamento aos Assédios, que contará com representantes da empresa e das entidades sindicais, promovendo um ambiente de trabalho respeitoso.

O evento será realizado no auditório do edifício-sede, no dia 18, às 15h, com transmissão simultânea para todas as Superintendências Estaduais e contará com a assinatura de adesão ao Guia Lilás da Controladoria Geral da União (CGU).

A 1ª Jornada de Formação no Enfrentamento aos Assédios será aberta a todos os trabalhadores e trabalhadoras dos Correios de forma on-line e a empresa espera uma ampla participação, tanto na sede quanto nas Superintendências Estaduais.

Os Correios também se comprometeram em incorporar a Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) de 2019, adotada pelo Brasil em 2021, que visa eliminar a violência e o assédio no mundo do trabalho. Além disso, a empresa se alinha com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODS), enfatizando o valor do trabalho decente, a igualdade de gênero e a promoção do trabalho digno.


Desenvolvido por Agência Libre e ConsulteWeb