Notícias

Com maior participação de ecetistas, Fentect sai fortalecida no 14º Congresso da CUT nacional

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) fortalece a participação junto à Central Única dos Trabalhadores com a escolha de diretores para cargos considerados estratégicos, durante o 14º Congresso Nacional da CUT (CONCUT).

O evento foi realizado entre os dias 19 e 22, em São Paulo e teve como lema “Luta, direitos e democracia que salvam vidas”, atividades políticas e culturais. Todas as ações buscaram construir as políticas que nortearão os rumos da classe trabalhadora para os próximos quatro anos.

Com ampla participação no Congresso, a Fentect marcou presença nas eleições para a nova diretoria da CUT nacional que reconduziu ao cargo o presidente Sérgio Nobre, metalúrgico do ABC, e Juvandia Moreira, bancária, para a vice-presidência.

A Federação realizou a indicação de duas companheiras dos Correios para a executiva da CUT Nacional: Amanda Corcino, eleita para a Secretaria de Mulheres, e Shirlene Souza, para o Conselho Fiscal da CUT. 

Amanda Corcino é presidenta do Sintect/DF e Shirlene Souza é vice-presidenta do Sindicato dos Correios da Bahia (Sincotelba).  Além das companheiras, Fischer Marcelo, dirigente sindical do Sintect/ES, foi indicado para conduzir um dos ramos da CUT, na área de Comunicação.

A avaliação é que a Fentect obteve ampla participação no Congresso e o seguimento Correios saiu muito fortalecido do evento, ampliando a participação dos ecetistas na CUT Brasil e nas estaduais. A nova diretoria tem a missão de organizar a classe trabalhadora por meio da Central Única dos Trabalhadores, entidade considerada a 5ª maior Central sindical do mundo, e a maior da América Latina. 

Programação

A programação do 14º CONCUT contou com debates variados, como o Seminário internacional e a parceria entre os EUA-Brasil pelos direitos dos trabalhadores (as); eleições na Argentina; e o apoio ao povo palestino - Conjuntura – Perspectivas e Desafios; tendo ainda a abordagem sobre o Fortalecimento do sindicalismo cutista; a Valorização da negociação coletiva e atualização da organização sindical; a Estratégia da CUT por meio da Ação Brigadas Digitais; o Protagonismo da CUT na reconstrução do Brasil, da democracia, dos direitos e da soberania; a Intervenção da CUT na reconstrução do desenvolvimento econômico sustentável; e o Combate à desigualdade. 

O evento contou também com a participação de ministros do governo Lula e diversas personalidades do cenário político e social, representantes de centrais sindicais e internacionais. 

Premiação

O Congresso contou ainda com premiações do Festival de Cultura e o 4º Prêmio CUT Festival de Cultura, o Lançamento de Livro e Homenagem Gushiken, além da divulgação do Ebook CUT40Anos e do Vídeo Transição Justa.

Galeria de fotos


Desenvolvido por Agência Libre e ConsulteWeb