Notícias

Fentect divulga informe orientando sindicatos de base a realizarem assembleias para deflagrar estado de greve permanente

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) divulgou o Informe 017/2023 nesta quinta-feira, 30, orientando os sindicatos de base a realizarem assembleias entre os dias 4 e 7 de dezembro para aprovação do “estado de greve permanente” e análise da minuta da nova proposta apresentada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). O motivo é a falta de atendimento ao acordo vigente, a falta de compromisso e respeito com as negociações.

No documento, o Comando Nacional de Negociação Permanente da Federação cobra urgência na abertura de mesa de negociação por parte da empresa para debater as propostas encaminhadas por meio da Carta 306/2023.

A última resposta da ECT para os representantes dos trabalhadores foi uma proposta para transformar o abono de janeiro em ticket, como forma de evitar futuros descontos.

O atual Acordo Coletivo do Trabalho (ACT) vigente foi assinado no último dia 27 de setembro, mas acabou sendo descumprido pela própria empresa ao realizar descontos irregulares no Abono Indenizatório.

“Após a reunião com a empresa, a Fentect convocou reunião de urgência com os Sindicatos filiados para deliberar sobre o tema. A direção da Fentect entende que os trabalhadores(as) não podem ser prejudicados com a irresponsabilidade da direção da ECT, pela falta de palavra dos gestores da empresa e o desrespeito da ECT em não cumprir na íntegra as cláusulas de nosso ACT”, afirma o documento da entidade.

Para cobrar os valores descontados indevidamente, a Federação já entrou com uma Ação na Justiça do Trabalho com a exigência de que a empresa cumpra o estabelecido no ACT e reitera que tem como prioridade as melhorias nas relações de trabalho.


Desenvolvido por Agência Libre e ConsulteWeb