A FENTECT vem a público repudiar e solicitar direito de resposta ao portal de notícias Poder360 pela matéria veiculada na última sexta-feira, 13 de dezembro, que tenta de forma editorialmente tendenciosa vincular o déficit dos Correios à recuperação dos direitos dos trabalhadores, conquistados em negociação coletiva.
Trata-se de uma matéria desonesta e tendenciosa, que revela a parcialidade desse "veículo de comunicação", o qual, nos últimos dias, tem abastecido sua plataforma com matérias sensacionalistas, com o intuito de desgastar a imagem dos Correios e reavivar o debate sobre a privatização da empresa. A imprensa tem sido alimentada com informações sigilosas por pessoas que travam disputas internas pelo controle da estatal.
A verdade é que os Correios foram sucateados no governo Bolsonaro, com o objetivo claro de entregá-los “quase de graça” ao capital privado. Durante esse período, o então presidente Floriano Peixoto, com o apoio de Ives Gandra, no TST, promoveu um dos ataques mais brutais aos trabalhadores da empresa, retirando, de uma só vez, 50 cláusulas do nosso ACT e enfraquecendo nossos direitos sociais e benefícios.
Com a eleição do presidente Lula, e após um trabalho incansável de nossa Federação para garantir essa vitória, passamos a ter um diálogo nas negociações e conseguimos recuperar quase 100% do que foi retirado durante o governo Bolsonaro, em menos de dois anos de governo.
O processo de sucateamento e manipulação dos números da empresa durante o governo Bolsonaro revela a verdadeira situação em que os Correios foram deixados. E, recentemente, medidas tomadas pela Receita Federal agravaram ainda mais essa crise. Nós, trabalhadores, somos os responsáveis pela riqueza dos Correios e, acima de tudo, pela própria existência da empresa. Não aceitaremos ataques levianos como os do Poder360, que tenta colocar na conta da recuperação dos direitos trabalhistas o déficit da empresa. Se os Correios continuam de pé, é graças ao compromisso dos trabalhadores, que resistiram bravamente a todas as tentativas de sucateamento e aparelhamento político promovido pelo governo militar de Bolsonaro.
Diante disso, a FENTECT repudia veementemente o conteúdo sensacionalista publicado pelo Poder360 e solicita o direito de resposta, bem como a retratação pública aos trabalhadores, por esse ataque infundado e irresponsável, que visa apenas levantar uma pauta sensacionalista em busca de likes e engajamento.